quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

garfield historia


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
    
  Pesquise
   
   
   







 





  Garfield


   

 


 

O gato Garfield surgiu pela primeira vez numa publicação a 19 de Junho de 1978. O seu criador, Jim Davis tentou publicar uma banda desenhada, intitulada “Gnorm Gnat”, mas foi rejeitado pelos editores, que apesar dos elogios à arte patente nos desenhos e à qualidade das piadas, não viam qualquer potencial a uma banda desenhada focada num animal.
Garfield Antes e Depois e Biografia

A resposta de Davis surgiu sob a forma de gato. Davis escolheu este animal, uma vez que identificou uma lacuna passível de explorar, uma vez que não existam na altura, outras bandas desenhadas focadas em gatos. Um gato também seria uma mais valia em termos de merchandising.
Assim, nasceu o gato Garfield. Davis foi buscar este nome ao seu avô James Garfield Davis, que por sua vez foi assim chamado em homenagem ao antigo presidente dos Estados Unidos, James Garfield.
A banda desenhada é focada em três personagens principais: Garfield, o protagonista; Jon Arbuckle, o dono do gato, para o qual Davis foi buscar a inspiração num anúncio a café, datado de da década de 50 e Odie o cão, que foi inspirado numa personagem que Davis havia criado para um anúncio de um vendedor de automóveis.
Nas primeiras tiras de Garfield, o dono de Odie chamava-se Lyman e foi criado para que Jon pudesse conversar com alguém. Mais tarde, Davis percebeu que Garfield e Jon podiam conversar de forma não verbal e removeu Lyman.
As primeiras bandas desenhadas criadas por Davis com estas personagens eram centradas em Jon e quando este as apresentou às agências “Chicago Tribune-New York News”, “Post-Hall” e “King Features”, todas as rejeitaram, pedindo que Davis apresentasse um novo trabalho, focado no gato e não em Jon. Já com Garfield no centro da história, a agência United Feature Syndicate aceitou as tiras, em 1978.
Garfield surgiu assim em 41 jornais, a partir de 19 de Junho daquele ano. Um dos jornais, The Chicago Sun-Times deixou de publicar a banda desenhada, mas após várias reclamações por parte dos seus leitores, foi obrigado a voltar a publicá-la.
Nos primeiros meses de vida, esta banda desenhada não seguia verdadeiramente um padrão temático. Algumas das tiras, podem mesmo ser classificadas como politicamente incorretas, como algumas em que Jon fuma, ou outras que referem a sua subscrição de uma revista para “solteiros”.
Algumas das piadas dessa altura eram bastante específicas da realidade americana/canadiana, não podendo ser traduzidas em alguns idiomas. Apenas a partir de 1980, é que Garfield ganhou um equilíbrio internacional, podendo ser facilmente interpretado em qualquer idioma.
Entre 1978 e 1983, os desenhos das personagens de Garfield eram mais realistas, adotando um estilo mais cartoon a partir de 1984. Estas alterações mudaram de forma radical o desenho do próprio Garfield, que passou a caminhar nas suas pernas, emagreceu e ganhou um olhar mais expressivo.
Estas alterações, segundo o autor, serviram para que Garfield pudesse empurrar Odie com maior facilidade, ou para que conseguisse alcançar uma fatia de tarde. Jon também sofreu diversas alterações ao longo dos anos e segundo o autor, irá estar constantemente em mudança. É facilmente percetível, que Jon parece agora mais velho, do que nas tiras da década de 90 e que está mais alto.



 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário